Assim como
a imagem pessoal ajuda-nos a conquistar um cliente. Uma roupa bonita com
aparência de nova, um penteado bem feito, perfume, etc. Tudo isto vai colaborar
para que cativemos a atenção´.
Com o
imóvel se dá o mesmo. Você precisa cuidar da imagem dele, não somente para as
fotos que irão para seu site, mas sim para qualquer contato que a pessoa vá ter
com seu imóvel.
Estes
cuidados tendem a acelerar sua venda e ainda mais: valorizar o imóvel! Para
realizar este “tratamento de beleza” no seu imóvel, siga estas dicas abaixo.
Se existe
algo muito crítico em seu imóvel, não repasse esta responsabilidade para o
futuro morador. Cuide dela agora para que ocorra a valorização.
Isto
acontece, pois, o comprador não terá a dor de cabeça de contratar mão de obra,
materiais, tempo, sujeira, etc. Não se trata de “gastar” com o imóvel, mas em
investir nele.
Imagine que
o potencial comprador se depare com azulejos soltos ou caídos, manchas de mofo
nas paredes, aberturas emperradas, tacos soltos no piso, etc. As vezes são
problemas que custariam R$2 mil para solucionar, e que podem representar um
acréscimo de R$5 mil no valor de venda do imóvel.
Ao visitar
o imóvel, ou ver as fotos pelo site, o interessado na compra não deve se
deparar com bagunça, pilha de louça, roupas no varal, brinquedos pelo chão,
etc. Ele precisa entrar no imóvel e despertar em si a projeção de uma vida ali
dentro, e esse sentimento não pode ser de “viverei na bagunça”.
Outro ponto
é deixar ele sem as características pessoais do antigo/atual morador. Retire
quadros com fotos de pessoas, imagens de santos, escudos de time, bandeiras
políticas, etc.
Qualquer
objeto que carregue em si um significado muito íntimo ou ideológico precisa ser
retirado para que não confronte com os ideais de quem esta visitando.
A luz
precisa preencher a casa e gerar aquele conforto visual. Combine a luz natural
e artificial para deixar o ambiente bem iluminado.
Opte por
ter lâmpadas amarelas, quentes, que aumentam a sensação de conforto e
aconchego. As lâmpadas frias, de luz muito branca, são muito duras quando
incidem sobre as formas e contornos.
Espelhos
ajudam na iluminação e em ampliar o ambiente. Outro ponto é que a pessoa, ao
passar por ele, vai poder se “ver no imóvel” – e isto pode despertar nela a
sensação de pertencimento àquele imóvel.
O cheiro é
um sentido pouco explorado em marketing ainda. Ele ativa a memória e cria
correlações entre espaços, contextos e emoções.
Prepare um
café antes do cliente chegar, deixe o aroma se espalhar pelos cômodos –
obviamente ofereça o café a ele quando chegar. O mesmo pode fazer com um bolo
no forno.
É uma
sensação muito particular que gera conforto e tendemos a associar estes aromar
com o lar, nossa própria casa, bons lugares.
Não use
incensos e fragrâncias muito fortes. A ideia não é “dar um cheirinho” no
imóvel, mas sim usar o aroma para despertar emoções e não acobertar odores
(isto você deve resolver da maneira adequada: limpeza).
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